Faleceu nesta madrugada, 10, o bispo emérito da Diocese de Mossoró (RN), dom José Freire de Oliveira Neto, de 83 anos. O religioso estava internado no Hospital Wilson Rosado, que fica na cidade potiguar, desde o dia 31 de dezembro quando deu entrada depois de sofrer um AVC Hemorrágico. Nas primeiras horas desta terça-feira, o bispo foi vítima de uma parada cardíaca.

O corpo de Dom José Freire será conduzido para Apodi, também no Rio Grande do Norte, sua cidade natal, onde será velado até as primeiras horas da tarde. O retorno a Mossoró está prevista para às 14h de hoje, sendo velado na Catedral de Santa Luzia até amanhã, às 9h, quando será celebrada a missa de corpo presente e posteriormente realizado o sepultamento na própria Catedral.

Em nota, o presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Genival Saraiva “agradece a Deus o dom da vida, a vocação sacerdotal e o ministério episcopal de dom José Freire de Oliveira Neto. Por muitos e proveitosos anos, exerceu o ofício de Bispo Diocesano de Mossoró, vivenciou a fraternidade e exercitou a colegialidade episcopal no Regional Nordeste 2, servindo-o, particularmente, como Bispo referencial da Pastoral da Catequese, com reconhecida competência e dedicação”.

Biografia

Dom José Freire de Oliveira Neto, Bispo emérito, natural de Apodi-RN, nasceu aos 09 de março de 1928, filho de José Freire de Oliveira Neto e Francisca Celsa de Oliveira.

Nos anos de 1944 a 1949 fez curso ginasial no Seminário Santa Teresinha, em Mossoró. De 1950 a 1952 cursou Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo- RS,seguindo, logo após, para Roma onde cursou Teologia na Pontífícia Universidade Gregoriana.

Aos 22 de setembro de 1956, foi ordenado presbítero, em Roma, por Dom Luís Luigi Traglia. Aos 03 de novembro de 1973, foi eleito Bispo Auxiliar de Mossoró, recebendo sagração episcopal aos 02 de junho de 1974, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma; Sendo Dom Gentil Dinis Barreto, o bispo consagrante. No dia 18 de julho 1975, foi apresentado ao povo da Diocese de Mossoró, em solenidade na Catedral de Santa Luzia. Seu lema era: Configuratus Mortis Eius – Semelhante a Ele na morte.

Em 1979 foi nomeado bispo coadjutor. Assumiu interinamente o governo diocesano, aos 14 de março de 1984, por ocasião da renúncia de Dom Gentil Diniz Barreto.

Da Assessoria de Comunicação AOR
com informações da Pascom Mossoró