Faleceu na madrugada de hoje (19), no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), o artista sacro Cláudio Pastro (foto à esquerda feita por Lucas Lima, da Veja São Paulo) . Seu corpo será velado no Mosteiro Nossa Senhora da Paz em Itapecerica da Serra, e após missa de corpo presente, o sepultamento será realizado às 16h.
Cláudio Pastro figurou como artista plástico dos mais conhecidos e respeitados, com especialização em arte sacra. Dedicou-se a construir igrejas e capelas, no Brasil e no exterior. Em mais de trinta anos de profissão, realizou painéis em azulejo, mosaicos, afrescos, além de pinturas, vitrais, esculturas e ilustrações em livros. Dentre seus vários livros, destacam-se: Arte sacra, o espaço sagrado hoje; Guia do espaço sagrado; Arte sacra; Teologia do espaço.
Em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco celebrou missa com cálices e pátenas desenhados e produzidos por Cláudio Pastro, esculpidos em metal banhado a ouro. Até mesmo uma das vestimentas do Papa foi idealizada pelo artista: uma casula branca bordada em azul e dourado e estampada com gravuras que simbolizam a água e os peixes.
Desde 1999, Pastro era o encarregado de todo o projeto artístico da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. É de sua autoria o painel avistado no alto da parede da basílica (foto da internet).
Pascom AOR
Fotos: internet