O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, participou nesta sexta-feira (04/12) da abertura da exposição “As Marias de Pernambuco” no Museu de Arte Sacra de Pernambuco, que fica no Alto da Sé, em Olinda. A exposição reúne peças dos séculos XVII, XVIII e XIX, pertencentes ao acervo do museu, que foram feitas por artistas pernambucanos e que refletem as diversas fases da vida de Maria, mãe de Jesus.
Na cerimônia de abertura, compuseram a mesa de honra o arcebispo dom Fernando; o diretor do museu, dom Bernardo Alves; o autor de um dos textos do catálogo da exposição, dom Bruno Lira; a curadora da exposição, Débora Mendes; o representante da Associação dos Amigos do Museu (Asamaspe), Renato Dantas; e um dos historiadores da exposição, dom Jerônimo, que deu explicações preciosas sobre a exposição, inspirada no tempo santo do Advento, em Nossa Senhora do Ó e nas antífonas das vésperas do Natal.
“Rendo graças a Deus pela caminhada deste museu que já foi palácio episcopal, tem uma história bonita e importante e conta agora com o carisma de dom Bernardo, um homem que conhece e tem amor às artes”, disse dom Fernando Saburido. “Que este espaço cultural e de religiosidade esteja cada vez mais a serviço das pessoas que vêm ao Alto da Sé, o lugar mais visitado por turistas em Pernambuco”, completou.
Merecem destaque na exposição uma imagem em terracota – a mais antiga – e outra que foi renomeada por dom Hélder Câmara como Nossa Senhora do Nordeste. A maioria das peças traz a riqueza das vestes do barroco, douramento, primor técnico e uma história de devoção.
Dom Bernardo Alves faz questão de dizer que, enquanto museu eclesiástico, o museu tem a função pastoral de comunicar o sagrado, de evangelizar. “Lançamos mão do riquíssimo acervo de imagens marianas do museu para montar essa exposição que deseja fazer o Belo conduzir ao Divino”, afirmou. O religioso revela que a exposição foi montada no curto período de dois meses, quando normalmente se demora um ano inteiro para isso. “Queríamos mostrar a figura central do Advento que é Maria – Jesus é a figura central do Natal – e nos esforçamos para que tudo ficasse pronto nesse tempo santo”, explicou
Na inauguração da exposição “As Marias de Pernambuco”, dom Fernando uniu-se aos confrades beneditinos presentes e cantou uma antífona mariana. O museu foi criado há 43 anos por um beneditino e desde então há uma relação afetiva entre a congregação e o belo espaço cultural.
O Museu de Arte Sacra de Pernambuco está localizado na Rua Bispo Coutinho, nº 726, no Alto da Sé, em Olinda, funcionado de terça-feira até domingo, sempre das 14 às 17 horas.
Pascom AOR