Diácono Antão Marcelo, diácono Aerton, dom Fernando e diácono Sandro

Nesta quinta-feira, 21/11, o Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido apresentou a nova presidência da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes (CAD), eleita no último dia 09/11/19, com a gestão válida de 2019 a 2021. A eleição da CAD ocorre a cada dois anos, realizada entre os 52 diáconos permanentes da Arquidiocese de Olinda e Recife, onde é eleito um presidente, que indica o vice-presidente, o secretário e o tesoureiro. No caso da última eleição, foi eleito presidente o diácono Aerton Carvalho e ficaram definidos o vice-presidente diácono Antão Marcelo, o secretário diácono Sandro Gomes e o tesoureiro diácono Roni Amorim.

Conforme detalha o recém-eleito presidente da CAD, diácono Aerton Carvalho, a função da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD) é estar inserida na vida pastoral da Igreja Particular, oferecendo assessoramento, formação e servindo às pastorais, com a missão de auxiliar o arcebispo naquilo que é necessário na vida da Arquidiocese. O presidente da CAD explica ainda que a nova gestão tem como prioridade assumir as diaconias do Povo de Rua, da Esperança (Exéquias) e da Vida e Família. Atualmente, na Arquidiocese de Olinda e Recife, todos os diáconos permanentes estão provisionados em uma paróquia e boa parte encontra-se inserida nos serviços pastorais. Um exemplo deste caso é a atuação dos diáconos Antão Marcelo, que integra o Conselho Econômico da Arquidiocese, o diácono Sandro Gomes, que atua na Coordenação das Pastorais.  
O diácono Aerton Carvalho serve atualmente na paróquia Nossa Senhora das Graças, Graças, Recife, é ecônomo do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Graça (Seminário Maior) e atuou na paróquia Sagrado Coração de Jesus (Casa Forte).  

(Pascom Arquidiocese)