
O bispo recém-nomeado para a Diocese de Caruaru (PE), dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, visitou a cidade nesta terça-feira (16). O religioso foi recebido pelo administrador apostólico da Igreja local, dom Bernardino Marchió, que teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco após atingir a idade limite de 75 anos para o episcopado.
Além de conhecer pontos turísticos do município, dom José Ruy visitou a sede da cúria diocesana, o Centro Pastoral Jesus Mestre e o Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores. “Eu vim conhecer o que será amado”, disse. O bispo, que atualmente é responsável pela Diocese de Jequié (BA), também participou de uma reunião para tratar da transição do governo diocesano em Caruaru.
“Dizem que a primeira impressão é aquele que fica, e o sentimento é de alegria. Alegria de chegar aqui e ser acolhido, mas especialmente a alegria de cumprir a vontade de Deus”, afirmou dom José Ruy em entrevista à TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru.
O bispo nomeado para Caruaru deixou uma mensagem para o povo da cidade. “Como disse um dia a Irmã Dulce dos Pobres, que em breve receberá o título de santa: ‘Tenham fé’, porque nessa vida podemos perder tudo – dinheiro, apoio, família, emprego – mas se perdermos a fé em Deus, estaremos perdidos completamente”.
Para dom Bernardino, ou dom Dino como é carinhosamente chamado, o momento é de dar continuidade ao que Jesus ensinou. “Vamos continuar a evangelizar, continuar a catequese e continuar a formação”, disse.
A missa de posse de dom José Ruy como novo bispo da Diocese de Caruaru está marcada para o dia 21 de setembro.
Com informações de Kleber Nunes – cnbbne2.org.br