O padre Cleydson Fraga Lacerda chegou em Recife no domingo (26) e já na noite de terça-feira (28) tomou posse como novo pároco da Paróquia de São José, em Juçaral, que é distrito do Cabo de Santo Agostinho. Recifense, ordenado em Recife, no Morro da Conceição por Dom Alberto, o padre é missionário da Comunidade Obra de Maria e vem substituir o padre José Júnior, também da Obra, que atuou em Juçaral por oito anos.
Aos 41 anos de idade, padre Cleydson traz a experiência de ter sido pároco em Barra do Ouro (TO) e em Marabá (PA). A partir de agora, assume também a reitoria do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, que fica em Juçaral. “Minha missão é tornar conhecido e amado Nosso Senhor Jesus Cristo, esperando ser instrumento de graça para o povo, ser elo de amor entre Deus e o homem”, declarou o padre.

Coragem não falta para os novos tempos. O padre aliou a obediência à missão na Obra de Maria à proximidade da família, que mora em Caruaru. A ideia é dar assistência ao povo de Juçaral e também a sua mãe, que está fazendo um tratamento de saúde. “Estar mais perto dos nossos é sempre bom, principalmente num momento assim, delicado. Vir para Juçaral vai me permitir viver o ministério e ajudar a família com minha presença”, explicou.
Na homilia, dom Fernando lembrou com gratidãoo trabalho do antigo pároco de Juçaral, padre José Júnior, e pediu aos fiéis que recebessem com carinho o padre Cleydson, colaborando com sua missão para o crescimento da Paróquia e do Santuário. “O sacerdote é enviado para trabalhar onde é necessário, de modo que essas mudanças de pastoreio são até salutares, com esses homens escolhidos para renovarem o compromisso com o anúncio do Reino de Deus, onde quer que estejam”, disse o arcebispo. A gratidão ao fundador da Obra de Maria, Gilberto Barbosa, também foi expressada por dom Fernando. “Somos todos muito gratos a Gilberto por todo bem que ele fez e faz a Juçaral e à Arquidiocese, porque através dessa parceria e de sua generosidade, a Obra de Maria tem nos presenteado com padres dinâmicos e atuantes, inclusive dirigindo outras paróquias em nosso território arquidiocesano, fazendo um trabalho muito bonito junto ao povo de Deus”, concluiu.

Um grupo de antigos paroquianos veio da cidade de Marabá, no Pará, cruzando quase dois mil quilômetros para participar da missa de posse do padre Cleydson em Juçaral. Ana Paula, missionária consagrada da Obra de Maria, falou pelo grupo: “Viemos para cá porque, ao longo de nove anos de convivência, nos tornamos e seremos sempre uma família”, disse. “Assim será com vocês, que se tornam agora a nova família do padre Cleydson, uma pessoa que nos ensina todos os dias que ‘a medida do amor é amar sem medidas’, como dizia Santo Agostinho”.
Após a renovação das promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, o padre Cleydson recebeu das mãos de dom Fernando as provisões de pároco e de reitor. A partir de então, o arcebispo lhe confia o múnus de educar, administrar e santificar o povo da pequena e querida Juçaral, terra onde nasceu.

As palavras do missionário pernambucano Jonas, ao final da celebração, acolheram o padre com simplicidade e firmeza. “Sabemos que os desafios aqui são muito grandes, mas, como filho natural dessa terra e como seu irmão no carisma, eu lhe asseguro que o senhor não estará sozinho. Que suas palavras de pastor sejam sementes lançadas nesta terra assistida pelo glorioso São José e pela Virgem de Aparecida e frutifiquem para a glória de Deus”.
As provisões de pároco e reitor são válidas até março de 2029.
Pascom AOR








