O Vicariato Ibura tem novo vigário episcopal: o padre Edicarlos Alves tomou posse neste domingo (30 de junho), sucedendo ao padre Marcelo Marques Júnior, que agora exerce o ofício de ecônomo da Cúria. A posse ocorreu na Paróquia Cristo Redentor, no Jordão Alto, no Recife, de onde religioso é pároco. No salão paroquial, ainda antes da missa, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, acolheu a profissão de fé do padre Edicarlos, com a presença exclusiva dos demais vigários episcopais, párocos das paróquias do Vicariato Ibura e religiosos da comunidade dos Oblatos de Maria Imaculada, da qual o padre Edicarlos faz parte.
O novo vigário, a partir de agora, vai auxiliar dom Paulo mais diretamente na animação e administração do Vicariato. O bispo espera dele um ministério com tonalidades petrinas e marianas. “Essa intuição de unir as dimensões petrinas e marianas provém do teólogo suíço von Balthasar. Não é possível exercer um ministério na Igreja e dar bons frutos se você não unir essas duas dimensões: o vigário episcopal representa a Igreja Católica, representa a Arquidiocese, e tem um papel institucional muito importante, que caracteriza a dimensão petrina; mas sem o toque mariano, sem o toque da compaixão, mística, silêncio, misericórdia, bondade, maternidade, seu ministério não dá frutos”, explica o arcebispo. “Quando o padre consegue unir essas duas dimensões, de fato, o ministério acontece segundo aquilo que o Espírito Santo pode suscitar no coração da Igreja”.
A igreja matriz da Paróquia Cristo Redentor ficou lotada de fiéis para a posse do novo vigário. Ninguém queria perder os detalhes da celebração. Como o Vicariato Ibura engloba paróquias das cidades de Recife e de Jaboatão dos Guararapes, autoridades políticas dos dois municípios estavam presentes, inclusive os prefeitos João Campos e Mano Medeiros. Também o senador Humberto Costa foi prestigiar a posse no Jordão. No presbitério, a comunhão dos padres diocesanos e dos missionários Oblatos. Como parte do rito de posse, Padre Edicarlos jurou fidelidade ao bispo e à Igreja e recebeu a provisão sob aplausos.
Para o novo vigário, “foi uma grande alegria ser convidado por dom Paulo Jackson para coordenar o Vicariato Ibura, mas ao mesmo tempo, um grande desafio. Mas, como disse dom Paulo na celebração eucarística, Jesus concede-nos as graças para realizar a missão que é dele”. O trabalho do padre Edicarlos vai aumentar: de uma paróquia, vai dedicar-se a oito e mais um santuário. “Com Jesus, no entanto, o jugo é suave e o fardo é leve”, lembrou o padre.
Após a posse, a festa tomou conta do pátio da Paróquia, com lanche, música e dança até meia-noite.
Pascom AOR