Na catedral de São Salvador do Mundo, no Alto da Sé, em Olinda, durante a missa deste último domingo (13/02), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, deu posse ao novo Cura da catedral: o padre João Bosco Costa Lima. O sacerdote vem substituir o monsenhor José Albérico Bezerra, que ocupou o cargo desde 2009, quando da chegada de dom Fernando como arcebispo. “Foram anos felizes, que vão deixar saudades incontáveis, mas esta mudança vem sendo necessária desde 2018, quando assumi a Secretaria Geral do 18º Congresso Eucarístico Nacional que, por força da pandemia, vai ser realizado em novembro deste ano”, comentou o monsenhor Albérico.


De fato, quase doze anos de história da Catedral podem ser contados pelo monsenhor Albérico. Com a chegada de dom Fernando, o sacerdote abriu as portas da igreja-mãe da Arquidiocese para os fiéis. O cartão postal do Alto da Sé, em Olinda, vivia fechado e ganhou missas aos domingos e celebrações festivas da Arquidiocese, além das celebrações de sacramentos como batismo e matrimônio.
Foi o antigo Cura, monsenhor Albérico, quem leu a provisão canônica de seu sucessor. Agora, o padre João Bosco Costa Lima assume a missão de administrar a imensa igreja, já articulando a comunidade local para novos projetos. “Quando dom Fernando me fez este pedido, de ser o Cura, não hesitei em aceitar”, disse o sacerdote. “Esta catedral me é muito querida, pois aqui vivi momentos maravilhosos, dentre os quais minhas ordenações diaconal e presbiteral”.
Padre João Bosco Costa Lima é o reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, que funciona, temporariamente, no Centro Pastoral Arquidiocesano, na Várzea. O prédio histórico do Seminário localiza-se bem próximo à Catedral e está em reforma, já em fase final. Em breve, os seminaristas voltarão a ter aulas no local, trazendo mais vida ao Alto da Sé.
Pascom AOR
