O Papa Francisco receberá pessoalmente na tarde desta quinta-feira ao Papa emérito Bento XVI às portas do Mosteiro “Mater Ecclesia”, localizado dentro do Vaticano, onde este se recolherá em oração.
Segundo informou a Casa Pontifícia, Ratzinger deverá chegar ao heliporto do Vaticano, vindo de Castelgandolfo, entre 16h30 e 17h. Ele será recebido pelo Secretário de Estado Tarcisio Bertone, pelo Presidente do Governatorado, Cardeal Giuseppe Bertello e pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.
Também o receberá o Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Angelo Becciu, o Sub-secretário de Assuntos Exteriores, Arcebispo Dominique Mamberti e o Secretário do Governatorado Arcebispo Giuseppe Sciacca.
Do heliporto, o Papa emérito se deslocará em automóvel até o mosteiro de clausura, onde o estará aguardando o Papa Francisco.
Esta será a segunda vez que se encontrarão pessoalmente, desde a eleição de Francisco. Em 23 de março passado Francisco foi até Castel Gandolfo para encontrar Bento XVI. Em numerosas ocasiões falaram-se ao telefone.
Em 28 de fevereiro Ratzinger foi à Castel Gandolfo e agora retorna para o Vaticano após concluídas as obras de restauração realizadas no Mosteiro. Bento XVI ficará no Mosteiro Mater Ecclesia acompanhado da ‘família pontifícia”, formada pelo seu Secretário particular e atual Prefeito da Casa Pontifícia, Arcebispo Georg Ganswein, as 4 “Memores Domini”, além de um diácono belga. Um quarto está reservado para seu irmão Georg, também sacerdote, de 89 anos, que vive na Alemanha.
Fonte: Rádio Vaticano