O período de férias escolares representa um desafio para muitos pais. Como oferecer uma opção saudável de lazer e recreação para a criançada e adolescentes nos meses de janeiro e fevereiro? A paróquia de São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima, no Grande Recife, tem uma resposta aos pais da comunidade: envolver os filhos nas atividades das colônias de férias promovidas pela paróquia.

Com a experiência de quem organiza colônia de férias há quase dez anos e tem especial carinho por crianças e jovens, a paróquia de Caetés I articulou uma programação que contempla centenas de crianças, adolescentes e jovens. Com a iniciativa, a paróquia busca transmitir o carisma de Dom Bosco e ajudar o próximo. De janeiro até a segunda semana de fevereiro, é possível encontrar opções de colônias de férias em sete das dezessete capelas e comunidades que fazem parte da paróquia São João Bosco de Caetés. Neste ano, a criançada e a juventude vão participar de atividades desportivas, de animação e de oração, refletindo a temática: “Nossa vida é um presente de Deus. O que fazemos dela é o nosso presente a ele”.

Até o momento, três comunidades já realizaram o evento – Matriz São João Bosco (Caetés I), São Francisco de Assis (Embriões) e Nossa Senhora Aparecida (Pitanga II – Área II). Na matriz, por exemplo, os participantes foram inseridos, durante cinco dias, em oficinas de Futebol, Queimado, arte mirim, Artesanato, Dança e Pintura. O esforço dos animadores locais e de outras paróquias e a presença de dois Salesianos da Inspetoria do Nordeste foram os destaques da edição deste ano. O sucesso da realização do evento despertou nos organizadores a vontade de reativar o oratório em Caetés I, a partir de fevereiro de 2020. Oficinas e atividades desportivas farão parte da programação.

“Nestes dias de Colônia de Férias, percebi na alegria dos jovens, crianças e adolescentes de Caetés o sonho de Dom Bosco se realizando no meio de nós. A comunidade salesiana de Caetés é um grande dom para a igreja local, especialmente para os jovens deste lugar. Sou imensamente grato pela fraterna acolhida nestes dias de missão. Deus os sustente e os conduza sempre”, avaliou o Salesiano Fábio Luciano, que além de participar dos dias de colônia, auxiliou nos trabalhos locais das comunidades da paróquia São João Bosco.

“Foi uma experiência maravilhosa participar da colônia aqui em Caetés. Trabalhar com as juventudes é sempre muito bom. A comunidade paroquial de Caetés é muita viva e cheia de energia. Levo para casa o fortalecimento da minha caminhada salesiana neste momento tão especial em minha vida, nas vésperas da minha Profissão Perpétua”, disse o Salesiano Raimundo Luan.

O pároco da paróquia São João Bosco, em Caetés, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, esclarece que a colônia de férias é um projeto da Inspetoria Salesiana do Nordeste desde 2005 e realização das colônias de férias acontece em parceria das comunidades com a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) em Caetés.  “São 15 anos de caminhada e parceria. Caetés, como uma presença salesiana, não poderia ficar de fora deste projeto tão bonito que envolve vários animadores, jovens, adultos e fiéis da melhor idade. Pessoas com uma perspectiva de educar e de evangelizar na espiritualidade de Dom Bosco”, destaca o sacerdote.  Em 2020, as colônia de férias se tornam mais significativas para a paróquia de Caetés, pois a mesma se prepara para festejar os dez anos de sua criação e os 36 anos da presença salesiana na região. “Que seja um tempo de graça. Queremos louvar e gradecer a Deus pelo carisma salesiano presente nesta terra”, conclui o pároco padre Antônio Gomes. 

Até fevereiro, mais quatro colônias de férias serão realizadas na paróquia de Caetés:

– de 30/01 a 1º de fevereiro: na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em Caetés II;

– dias 31/01 e 1º de fevereiro: na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, em  Caetés III;

– dias 08 e 09/02: na Comunidade rural de Nossa Senhora da Conceição, KM 17;

 – dia 09/02: Comunidade rural de Nossa Senhora das Graças, Pitanga II – Área III.

(Com informações e fotos de Rhaldney Silva, Pascom São João Bosco, Caetés)