
A atmosfera alegre da Ressureição de Cristo ainda ecoa pelos corações do Povo de Deus. A certeza do reencontro com o Mestre enche de contentamento o fiel que crê na Ressurreição. Com este sentimento de feliz reencontro que o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, foi recebido na visita pastoral à paróquia São Lucas, em Ouro Preto, Olinda, neste final de semana, dias 27 e 28/04/19. A visita teve atividades intensas, com acolhida na manhã do sábado, na matriz, pelo administrador paroquial frei Paulo Fernandes e comunidade. A programação começou com a oração matinal, seguida pelo encontro do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Na ocasião, o arcebispo e comitiva da Arquidiocese de Olinda e Recife, junto com o vigário episcopal do Vicariato Olinda, Monsenhor José Albérico, reuniram-se com os coordenadores das pastorais da paróquia São Lucas para discutir sobre os desafios e realidades da paróquia.


No segundo momento da manhã, os coordenadores das Comissões Arquidiocesanas de Pastoral encontraram-se com as comissões paroquiais do Laicato, da Comunicação, da Ação Social Transformadora, do Dízimo, da Juventude, Bíblica, Catequese, Liturgia, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Vida e Família e Comidi. Em seguida, dom Fernando Saburido dirigiu-se ao Santuário da Mãe Rainha, em Ouro Preto, para dialogar com os membros e religiosos do Movimento Schoenstatt. O metropolita foi recebido pelo reitor do Santuário, padre Carlos Alberto, pelo padre Argemiro e pela irmã Claudete e interagiu com voluntários que atuam no movimento.

A tarde do sábado foi dedicada a visitar idosos enfermos, paroquianos de São Lucas que estão acamados e impossibilitados de frequentar a paróquia. Para Dom Fernando, esta visita pastoral teve um significado todo especial, pois a paróquia de São Lucas foi a segunda paróquia onde ele atuou, quando recém-ordenado sacerdote, em 1984. “A paróquia foi criada há 50 anos, por iniciativa do Movimento de Evangelização Encontro de Irmãos”, lembrou dom Fernando. O então “padre Fernando” deixou São Lucas quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, recordou o arcebispo.

A comunidades da Rua Golfinho recebeu dom Fernando e rezou junto com ele, na esperança de futuramente contar com a construção de uma capela no local. A capela São Pedro e São Paulo e comunidade receberam o arcebispo com novidades: a parte posterior da capela foi pavimentada e ganhou salas para a Catequese das crianças. Na capela Jesus Mestre, a comunidade saudou alegremente dom Fernando e partilhou com ele os desafios, conquistas e sonhos. Na lateral da capela, um jardim em honra a Nossa Senhora das Graças foi construído e recebe fiéis em oração.


Para encerrar o primeiro dia da visita, o metropolita presidiu à noite a Santa Eucaristia, na matriz de São Lucas. A Missa foi concelebrada pelo frei Paulo Fernandes, com o auxílio do diácono Moura e do seminarista Davi, que faz estágio pastoral na paróquia. Em sua homilia, dom Fernando lembrou a festa da Divina Misericórdia, celebrada no Domingo após a Páscoa: “Nós precisamos muito do sacramento da Reconciliação. Quem vive na presença de Deus procura fazer a vontade do Pai”. O arcebispo destacou também que devemos entender a Ressurreição como um convite para sermos Igreja.


O segundo dia da visita pastoral teve início com o encontro do arcebispo com as crianças da Catequese, na matriz. Alunos da Catequese de todas as capelas e comunidades da paróquia estavam reunidas e fizeram perguntas ao arcebispo, rezaram e cantaram. Boa parte das crianças fez perguntas sobre a Primeira Eucaristia, demonstrando o anseio em receber o sacramento da Comunhão. O frei Paulo destacou que a maioria das crianças é acompanhada de perto por seus pais, fator que ajuda bastante na formação e encaminhamento da criançada. O frei Paulo perguntou
ao arcebispo, inclusive, como será o preparo dos catequizandos para a Primeira Eucaristia no 18° Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em Novembro de 2020.


No fim da manhã, dom Fernando e comitiva se dirigiram à capela e comunidade Nossa Senhora Aparecida. A comunidade paroquial partilhou com o arcebispo os desafios e conquistas, detalhando como vem sendo trabalhada a campanha do Dízimo entre os fiéis. À tarde, a programação da visita pastoral à paróquia São Lucas foi encerrada com a celebração da Santa Missa na capela da Ressurreição, presidida por dom Fernando.

(Pascom Arquidiocese/colaboração fotos: Pascom São Lucas)