da redação, com Pascom das paróquias
Neste final de semana, a Arquidiocese de Olinda e Recife realizou mudanças de direção em algumas paróquias. As trocas de párocos e até de vigários episcopais são comuns, visto que recebem provisão por tempo determinado – de seis anos, geralmente. “É importante que o bem que um padre faz a uma paróquia seja feito em outras paróquias também”, justifica o arcebispo dom Fernando Saburido. “É uma rotatividade salutar, encarada com alegria como missão, de forma que as trocas são cheias de gratidão pelo trabalho de quem vai e de acolhida fraterna a quem chega”.
Na sexta-feira, dia 3 de março, fiéis da Paróquia Santo Antônio, de Torrões, receberam o novo pároco, padre Rui Tato. Ordenado há pouco mais de quatro meses, padre Rui veio substituir o padre Gustavo Vila Verde que, por sua vez, foi exercer o ministério na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, na Mustardinha. A posse canônica foi dada ao padre Rui durante missa presidida pelo arcebispo na matriz de Santo Antônio, com a presença do vigário episcopal da Várzea, padre Rosivaldo Torres.

No sábado, dia 4, dom Fernando celebrou a posse do novo reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Emerson Borges. O santuário é matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, por isso a provisão do padre Emerson é, além de reitor, de pároco do Morro. Missionário redentorista, o novo pároco assume o lugar do padre Pedro Luís. O provincial do Nordeste, padre Luiz Vieira, concelebrou a missa no Morro, com participação das comunidades pertencentes à Paróquia. Para o Padre Emerson Borges, as expectativas são as melhores : “Nós temos muitos sonhos e eu não quero sonhar esse sonho sozinho, tem a comunidade redentorista que está comigo aqui e todos os devotos de Nossa Senhora, temos projetos belíssimos, e com a graça de Deus e o apoio de todos vocês, nós iremos realizar cada projeto, em vista do Santuário, para que todos se sintam bem aqui na casa da Imaculada Conceição, concluiu o novo reitor.
Dom Fernando Saburido foi a duas paróquias no domingo, dia 5, para dar posse aos seus párocos. Na Mustardinha, pela manhã, foi a vez de os paroquianos de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia receberem o padre Gustavo Vila Verde. À tarde, o padre Anistaine Soares, que há um ano vinha exercendo o ofício de administrador paroquial, foi empossado pároco de Rainha da Paz, em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho.
No próximo final de semana, outras duas paróquias receberão novo pároco: no Alto do Pascoal (Casa Amarela) e na UR-5 Ibura (Cohab), ambas sediadas no Recife.
Pascom


