Uma celebração eucarística presidida, na manhã deste sábado (16), pelo padre Cícero Ferreira de Paula, na igreja matriz de Nossa Senhora da Soledade, marcou os 20 anos de atividades da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife. A escolha do padre Cícero para presidir a celebração deu-se por sua proximidade com a história da Pastoral. “Há 20 anos, foi ele quem acolheu os primeiros agentes dispostos a trabalhar pela causa, na matriz da Boa Vista, onde era pároco”, explicou a coordenadora da Pastoral, Maria Lúcia Carvalho Josué.

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química. Diante de um problema da sociedade que atinge cada vez mais famílias, a Pastoral capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, resgatando e reinserindo os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

A missa foi um dos momentos desse dia histórico, que teve ainda homenagens, parabéns e troca de presentes. Para a coordenadora Maria Lúcia, a jornada é árdua, possível apenas com a força dada pelo Espírito Santo. “Trabalhamos, entre outras frentes, com a prevenção às drogas”, explicou. “São tempos difíceis quando, infelizmente, lutamos contra drogas lícitas e ilícitas: o álcool que está normalizado, com sua ação nociva desacreditada pelas pessoas, e drogas ilícitas, como a maconha, cuja luta pela legalização do uso e comercialização está somente começando. Mas vale a pena lutar por nossos irmãos, lutar por seu bem-estar e fazer deles os nossos preferidos”, comentou.  

A luta pelo bem do irmão usa como principal arma a espiritualidade de Jesus Cristo libertador. Os valores do Evangelho são o suporte oferecido para que os que buscam uma chance de recomeçar. Essa é a diferença para os tratamentos convencionais, que impõem aprisionamento e uso de medicação. A Pastoral é um serviço da Igreja que vence pelo acolhimento, cuidado, aconselhamento e pelo Evangelho.

Pessoas que desejam ajuda para lidar com a doença da “dependência” podem receber acolhimento nas reuniões da Pastoral. Os endereços dos grupos existentes na Arquidiocese estão no Instagram @sobriedadeolindarecife. Outra possibilidade é entrar em contato pelo telefone (81) 9.8824-4908

Com informações da Pastoral da Sobriedade