Na segunda feira (11), como vivência da Jornada Mundial dos Pobres, a Pastoral do Povo da Rua de Olinda organizou, junto à Arquidiocese de Olinda e Recife, uma tarde de oração na Praça do Carmo, sob o tema “Um Clamor de Esperança e Solidariedade”. O evento contou com a participação de representantes da Pastoral do Povo da Rua de Olinda e Recife, Pastoral da Saúde, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude, frades franciscanos, Consultório na Rua, Secretaria de Políticas sobre Drogas, Centro Pop e Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Ação Sociotransformadora, Pastoral Carcerária e da AIDS. A população em situação de rua de Olinda, principal convidada do encontro, foi acolhida com serviços básicos de saúde e espaço lúdico para crianças. Na partilha com as pastorais, houve roda de escuta, lanche partilhado e também música para celebração da vida.

A partilha com o povo em situação de rua continuou na terça-feira (12), em frente à sede da Pastoral do Povo de Rua, na Rua da Conceição, na Boa Vista, em Recife. Um momento celebrativo reuniu agentes de pastorais diversas e irmãos em situação de pobreza. “Agradecemos ao Senhor da Vida por mais um gesto concreto que ameniza os sofrimentos de tantos irmãos e irmãs”, comentou o padre Edson André, coordenador da Pastoral para Ação Sociotransformadora.

A Igreja das Fronteiras foi cenário para a ação da quarta-feira (13), à noite. Junto às Irmãs Vicentinas, a Pastoral promoveu o Banho da Caridade. Dezenas de irmãos puderam tomar um banho com dignidade. No mesmo espaço, houve corte de cabelo e distribuição de kits de higiene. A esta ação juntou-se também o Distrito Sanitário I da Prefeitura do Recife com teste rápidos, vacinação e cuidados de saúde. Todos os atendidos receberam refeição, num jantar solidário.

Para esta semana estão agendadas ainda visita aos idosos do Abrigo Imaculada Conceição, em Guadalupe, Olinda, com apresentação musical, bingo, dinâmicas e lanche, além de visita aos doentes do Hospital Geral da Mirueira; visita às famílias da Comunidade Santa Dulce com recreação crianças e distribuição de cestas básicas; e manhã na Casa do Pão com missa, café da manhã, serviços básicos de saúde, emissão de documentos e banho.

A 8ª Jornada Mundial dos Pobres de 2024 traz o tema “Ouve o meu clamor” e o lema: “A oração do pobre eleva-se até Deus”, inspirado na mensagem do Papa Francisco. É um convite à reflexão sobre a oração dos pobres e a necessidade de ações concretas em prol da justiça social.

Pascom AOR

.

.

.