20170106_165439-mobile-2Na tarde de ontem, 06/01/17, a primeira sexta-feira do ano foi marcada pela tradicional bênção de São Félix, na basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, coração do comércio recifense. O povo de Deus lotou a basílica da Penha, sendo acolhido pelos frades capuchinhos, que tanto ministravam o sacramento da confissão, como se alternavam benzendo objetos trazidos pelos fiéis, aspergindo água benta e ungindo a fronte dos devotos com o óleo de São Félix. Desde as 06h da manhã, tiveram início as celebrações de Missas, que se estenderam ao longo do dia. E para encerrar o primeiro dia da bênção de São Félix de 2017, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho Neto presidiu a Santa Missa, concelebrando com o Frei Luiz de França, Reitor da Basílica. Centenas de fiéis levavam seus pertences para junto dos freis capuchinhos, como a carteira profissional, fotos de familiares, bolsas, carteiras, chaves de casa e do veículo, para serem abençoados.

20170106_163732-mobileProcurando lugar no meio da multidão de fiéis, estavam as cunhadas Marília Rodrigues da Cruz e Deolinda. Natural da cidade de Acari, Rio Grande do Norte, Marília e a cunhada são moradoras de Olinda e há sete anos costumam vir para a última Missa e bênção do ano e para a primeira Missa e bênção do ano, na Basílica da Penha. Abraçada a velas, garrafinhas de água benta e a uma imagem de São Miguel Arcanjo, Marília relata que na bênção de São Félix ela sente a presença e a proteção de Deus, conta emocionada. A senhora Deolinda falou que vem rezar por seus familiares, agradecendo e pedindo iluminação divina.
No intervalo das celebrações das Santas Missas que aconteceram durante a manhã e tarde da sexta-feira, os frades capuchinhos da Basílica da Penha se desvelam em atenção para com o povo de Deus. Sempre solícitos, ministram o sacramento da confissão e ungem a testa dos fiéis com a bênção de São Félix. Antes de ungir novo grupo de fiéis que chegava à Basílica da Penha, o jovem Frei Mário lembrava aos presentes a importância de rezar também pelos inimigos e pedir a Deus que abençoe os propósitos de cada pessoa, neste começo de um novo ano.

20170106_174023-mobileDurante a celebração da Santa Eucaristia, o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho Neto, destacou em sua homilia que o Espírito Santo visita cada católico no dia de seu batismo. Dom Tourinho advertiu aos fiéis que vieram receber a bênção de São Félix, que a unção só funcionará se cada um repudiar a mentira. “A mentira é a filha do demônio”, alertou. O bispo auxiliar convidou os devotos a evangelizarem dentro de suas próprias famílias, sendo este o ambiente mais difícil de ser evangelizado, mas torna-se necessário agir como o Cristo.

20170106_193427-mobileApós a Santa Missa, o Frei Luiz de França, Reitor da Basílica da Penha, agradeceu pelo reforço de irmãos capuchinhos que vieram de outras fraternidades para ajudar nos atendimentos das confissões e bênçãos ao povo de Deus, especialmente neste início de ano, quando o fluxo de fiéis devotos aumenta na Basílica. O Reitor destacou ainda que a Basílica da Penha enfrenta como desafio para 2017 a reforma das torres, e conta com o apoio de doações para realizar a obra. Os presentes cantaram “Parabéns a você” para o Frei França, devido ao aniversário de 26 anos de ordenação, comemorado no dia 05 de janeiro. Dom Antônio Tourinho Neto agradeceu ao Frei França pela acolhida e mostrou-se satisfeito em ver a casa de Deus repleta de fiéis que chegam de vários pontos da cidade.

20170106_183201-mobileEm seguida, o bispo-auxiliar juntou-se ao frades capuchinhos para ungir as frontes das centenas de fiéis que compareceram à Basílica da Penha para renovar e fortalecer a fé.

(Pascom Arquidiocese)