da redação

A Procissão do Senhor dos Passos mais antiga do país, aconteceu nesta sexta-feira (24) pelas ruas do centro de Recife. O momento marca o início da preparação para a Semana Santa na Arquidiocese de Olinda e Recife

Os fiéis se reuniram na Basílica Nossa Senhora do Carmo às três horas da tarde para a celebração da Santa Missa presidida por dom Fernando Saburido, e concelebrada por padres diocesanos.

Durante a homilia, dom Fernando refletiu que o tempo da quaresma é um apelo à conversão, à mudança de vida. E que a exemplo de Jesus, precisamos caminhar na obediência, em vista de nossa primeira vocação, que é a santidade.

Após a Missa, a imagem do Senhor dos Passos, em tamanho natural, foi posicionada para o início da  procissão.

 “Quase quatrocentos anos , percorrendo as principais ruas do Recife e revivendo os sete passos de Jesus, nós revivemos também os momentos da nossa vida , da nossa existência, os momentos difíceis que nossa comunidade enfrenta”, disse o pároco Padre Damião Silva.

Esta é a procissão dos passos mais antiga do país. A primeira aconteceu em 1654. Esta é a edição número 369 e ainda atrai centenas de fiéis.

A Procissão sai da Basílica Nossa Senhora do Carmo e vai em direção à Igreja Madre de Deus. Ao todo são dois quilômetros e meio, uma caminhada de fé de três horas, contemplando os sete passos de Jesus, desde o flagelo até sua morte.

 “Quase quatrocentos anos , percorrendo as principais ruas do Recife e revivendo as sete paradas, os passos de Jesus, nós revivemos também os momentos da nossa vida , da nossa existência, os momentos difíceis que nossa comunidade enfrenta”, disse o pároco Padre Damião Silva.

O momento de devoção contou também com os militares da marinha,exército e irmandade do Senhor dos Passos, além de todo o povo de Deus pelas ruas do centro de Recife, um testemunho de fé anunciando a proximidade da Semana Santa.

“Hoje nós começamos a entrar no espírito da Semana Santa nesta tradicional procissão dos passos e é sempre um momento emocionante sentir com a igreja o sofrimento de Jesus , toda aquela dor pela qual Ele passou, por amor a todos nós”, explicou dom Fernando.