O secretário executivo da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, padre Fábio Potiguar, que faz parte da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese, esteve em Brasília na primeira semana de abril, a convite da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. Entre os assuntos tratados no encontro com a ministra estavam o reconhecimento de Dom Helder Camara como Herói da Pátria – matéria que está em tramitação na Comissão de Justiça da Câmara Federal – e projetos culturais do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC). Um destaque na audiência com Gleisi Hoffmann foi o consenso sobre a relevância do papel da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na sociedade brasileira, inclusive e de modo especial durante o regime de exceção – quando a instituição buscava a democracia e os direitos sociais baseada na Doutrina Social da Igreja e do Concílio Vaticano II.

Durante os dias em Brasília, outros encontros importantes junto a ministros, senadores e deputados discutiram e partilharam a alegria de ter o nome de Dom Helder Camara inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O Livro, localizado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, é um símbolo nacional que honra aqueles que atuaram para a construção e desenvolvimento do País. O arcebispo emérito de Olinda e Recife, que morreu em 1999, tornou-se símbolo da luta pelos direitos humanos. Marcou história também como um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Senadora Tereza Leitão e Pe. Fábio Potiguar

Os vários encontros foram marcados pelo reconhecimento de que a Igreja faz um trabalho essencial de atendimento e promoção dos mais pobres. “Essa é a igreja de Cristo Jesus, com a opção verdadeira pelos pobres, porque foi o próprio Cristo que disse ‘Eu tive fome e me destes de comer; eu tive sede e me destes de beber’”, disse o padre Fábio Potiguar. “Por isso, o catecismo da Igreja Católica nos ensina que a Eucaristia nos compromete com os pobres. Esse é o compromisso da Igreja. Não é de nenhuma ideologia, de um lado ou de outro, mas uma atitude profundamente bíblica”.

Padre Fábio esteve com o senador Fernando Dueire, propositor do projeto de Dom Helder no Livro dos Heróis. A proposição de Dueire no Senado teve como relatora a senadora Teresa Leitão e foi aprovada por unanimidade. Como gesto simbólico, senador e padre seguiram juntos para o gabinete do deputado federal Mendonça Filho, que será o relator do projeto na Câmara Federal. “Terei a honra e o privilégio de relatar esse projeto na Comissão de Justiça pra fazer justiça a um dos nomes mais grandiosos que o Brasil já conheceu – dom Helder – e que o mundo também respeitou”, comentou Mendonça.

Padre Fábio com o deputado Mendonça Filho e o senador Fernando Dueire

A estada em Brasília tocou ainda em assuntos como parcerias entre Igreja e Estado. O padre realizou visitas de cortesia para agradecer aos parlamentares que destinaram recursos para a Santa Casa de Misericórdia do Recife, para a Cáritas Arquidiocesana e outras instituições nas quais a Igreja tem projetos de promoção da cidadania, da dignidade humana e também da ecologia integral. “Estivemos com o senador Humberto Costa e com a senadora Teresa Leitão, nessa perspectiva de agradecer as emendas, todas passadas pelo crivo legal, e também para um momento de renovar possibilidades de emendas para a manutenção dessas ações tão importantes da Arquidiocese”, explicou o padre. “Importante lembrar que Teresa Leitão destinou uma emenda de 500 mil reais para a Cáritas Arquidiocesana, ou seja, nós vamos ter um projeto que vai ter um impacto muito grande como ação da igreja católica na dimensão dos que têm fome e sede de justiça”, acrescentou.

No roteiro de Brasília, padre Fábio esteve também com a ministra Margareth Menezes para agradecer pela reforma da biblioteca do Seminário de Olinda. O Ministério da Cultura, através de emenda de Teresa Leitão, aprovou a reforma do Seminário, possibilitando que seminaristas e público interessado possam acessar o acervo com organização e segurança. Também a ministra Luciana Santos, titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Comunicações, recebeu a visita do secretário da Cáritas Arquidiocesana. Segundo o padre, foi um momento muito proveitoso positivo.

Senador Humberto Costa e padre Fábio Potiguar

Na sede da CNBB, o padre Fábio Potiguar participou de reunião com o secretário nacional da CNBB dom Ricardo Hoepers, o bispo auxiliar de Olinda e Recife dom Nereudo Freire e com o deputado federal Pedro Campos. Nas redes sociais, Campos comemorou o encaminhamento do nome de dom Helder entre os Heróis da Pátria e assinalou outros assuntos em sua postagem: “Também conversamos sobre a Campanha da Fraternidade, que é sempre um momento de solidariedade e reflexão. Estar presente nesses encontros reforça a minha fé e o meu compromisso como cidadão”, disse o deputado. Padre Fábio Potiguar espera que o projeto transcorra com tranquilidade na Câmara Federal e, ainda este ano, o estado brasileiro reconheça, oficialmente, dom Helder Câmara como Herói da Pátria.

Pascom AOR