Iniciativa é um desdobramento do projeto Olinda Além do Olhar, para ampliar a experiência de pessoas cegas ou com baixa visão
Com o objetivo de tornar igrejas históricas da capital pernambucana mais acessíveis a pessoas com deficiências visuais e auditivas, o projeto Recife Além do Olhar chega a sua 2ª edição. O lançamento do projeto será na terça-feira, 28 de novembro, às 10 horas, no Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), com a presença de integrantes de instituições de apoio a pessoas com deficiência e representantes da Arquidiocese de Recife e Olinda. O Instituto fica localizado na Rua Guilherme Pinto, número 146, bairro das Graças.
A instalação de painéis táteis contendo informações em braille, letras ampliadas, pictolibras (sinais em Libras) e audiodescrições através de QR Codes, será implantada nas igrejas Basílica do Carmo, Madre de Deus e Conceição dos Militares, as três beneficiadas pela iniciativa.
A acessibilidade é um direito fundamental que deve ser assegurado a todos os cidadãos. O projeto Recife Além do Olhar surge como uma resposta ao desafio de proporcionar acessibilidade no âmbito cultural, eliminando barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais que ainda persistem. A escolha destas três icônicas igrejas do Recife se deu pela relevância histórica individual de cada uma delas.
De acordo com dados do IBGE no site oficial do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Nordeste foi a região com o maior percentual de população com deficiência registrada na última pesquisa, com 5,8 milhões. Isso inclui acuidade sensorial ou auditiva diminuída. O Recife Além do Olhar busca proporcionar a essas pessoas o acesso a informações detalhadas sobre a arquitetura e história dessas igrejas. Nas redes sociais, serão compartilhadas imagens das fachadas das igrejas e informações sobre o projeto, com descrições de acordo com as diretrizes de acessibilidade.
O Recife Além do Olhar é uma realização da ID Inclusão e Design, sob a coordenação de Giovana Caldas e Klesley Bastos, que há anos vêm desenvolvendo ações de acessibilidade em Pernambuco. Além deste projeto, destacam-se iniciativas como mapas táteis da Casa da Cultura e Centro de Artesanato, pictolibras de 40 pontos turísticos de Olinda e Recife, postais táteis, sinalização acessível da Torre Malakoff e outros produtos de acessibilidade comunicacional. O projeto conta com a orientação do Consultor em Acessibilidade e Inclusão, Manuel Aguiar e audiodescrição da ComAcessibilidades, com apoio do Sistema de Incentivo a Cultura da Prefeitura do Recife.
BASÍLICA DO CARMO
A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, localizada no coração do Recife, é um tesouro arquitetônico e histórico que se ergue como testemunha dos séculos. Construída entre os séculos XVII e XVIII, está situada na Av. Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. Sua história remonta aos tempos em que o local abrigava o palácio da Boa Vista, uma residência de descanso de Maurício de Nassau. São doze altares secundários que adornam suas paredes, e no centro, a grandiosa capela-mor, onde se encontra uma imagem em tamanho natural de Nossa Senhora do Carmo, que é objeto de devoção e contemplação e com um acervo inestimável de talhas douradas.
IGREJA DA CONCEIÇÃO DOS MILITARES
Localizada na Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, em Recife, a Igreja da Conceição dos Militares é um verdadeiro tesouro setecentista. Seu interior revela uma magnífica talha típica do norte de Portugal, adornada em estilo rococó, criando uma atmosfera de beleza e espiritualidade. Sob o coro, um impressionante painel retrata a histórica Batalha dos Guararapes, enquanto o forro da nave ostenta onze obras-primas em madeira, emolduradas com talha dourada, destacando-se entre janelões igualmente dourados e colunas salomônicas majestosas. Foi erguida ao longo de sete décadas, de 1710 a 1780 e tombada em 1938 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
IGREJA DA MADRE DE DEUS
A Igreja Madre de Deus, localizada no Bairro do Recife, é uma joia arquitetônica que remonta ao século XVIII. Com sua fachada imponente e detalhes barrocos, a igreja apresenta uma mistura de estilos, incluindo elementos rococós e maneiristas. Seu interior é igualmente deslumbrante, com altares ricamente decorados e um teto abobadado ornamentado. A Igreja Madre de Deus é um local de importância histórica, testemunhando os eventos que moldaram o Recife ao longo dos séculos. Além disso, seu entorno abriga o Museu de Arte Sacra do Recife, que exibe uma coleção valiosa de arte religiosa.
SOBRE O PROJETO “OLINDA ALÉM DO OLHAR”
O projeto Recife Além do Olhar é um desdobramento do projeto Olinda Além do Olhar, que já contemplou com painéis táteis as igrejas do Carmo, Catedral, São Francisco, Misericórdia, Amparo e São Bento. Cada painel apresenta, além de sua respectiva fachada tátil, miniaturas das demais igrejas, seu sinal em LIBRAS, uma escala de referência em um QR Code contendo sua Audiodescrição, além de texto Informativo sobre o monumento. Todas as informações foram disponibilizadas em letras ampliadas para garantir a leitura para pessoas de baixa visão, e em Braille.
Com informações da Assessoria de Comunicação