Um tesouro do catolicismo pernambucano está sendo restaurado: a Bula Papal que decreta a criação da Arquidiocese de Olinda e Recife. O documento, datado de 1918, faz parte do acervo do Arquivo Dom José Lamartine que foi reorganizado e, agora, tem alguns de seus documentos recuperados. São fotos, selos, livros e outras unidades que narram o desenvolvimento destes municípios quando a igreja coordenava a vida social de seus habitantes.
Assinada pelo Papa Bento XV e produzida em pergaminho, a Bula une as duas dioceses criando, então, a Arquidiocese com as cidades irmãs. O documento conta ainda com um Selo Papal e vem recebendo tratamento para remover toda a sujidade acumulada e possíveis desgastes que tenham ocorrido ao longo dos anos.
Além desta Bula, consta entre os documentos um outro ainda mais antigo, um decreto de 1910, que eleva a então Diocese de Olinda à Arquidiocese, vem passando pelo mesmo tratamento. Os documentos são limpos com pó de borracha, trincha macia e até um pequeno bisturi para a remoção de outras sujeiras mais resistentes. Um trabalho feito pelas mãos hábeis e delicadas dos técnicos em restauro. No mesmo documento, constam os registros de criação da Diocese de Floresta e outras nomeações e criações.
Com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, o Projeto “Dar futuro ao passado e ao presente – cinco séculos de história do Centro de Documentação Arquidiocesano Dom José Lamartine Soares” vem recuperando algumas coleções deste Arquivo. Todo o acervo já passou pelo processo de preservação e conservação garantindo uma maior vida útil para estes documentos que, agora, podem ser consultados por estudantes e pesquisadores.
O Projeto de restauro foi aprovado em abril e iniciou as atividades em julho de 2019. A equipe formada por quatro restauradores da empresa Arte sobre Arte Restauro encontra-se finalizando o restauro das fotografias. Segundo Débora Mendes, coordenadora técnica do projeto e especialista em restauro de papel, o trabalho começou pela coleção do arcebispado. “Foram selecionadas as chamadas “coleções do acervo”, em cinco categorias: livros encadernados, pergaminhos, fotografias, documentos, e têxtil (paramentos de dom Lamartine na 1ª Missa em Roma)”, informa a especialista. Débora adianta que um dos resultados finais do projeto será um catálogo fotográfico formado com os registros das peças restauradas, previsto para ser lançado no 1º semestre do próximo ano.
O Arquivo Dom José Lamartine está localizado no térreo do Centro Arquidiocesano de Pastoral, onde também funciona provisoriamente o Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda e Recife, no bairro da Várzea. O Arquivo ocupa três salas, abriga todo o seu acervo, além de uma exposição – em fase final de produção – com vida e obra de Dom Lamartine, que foi bispo auxiliar de Dom Helder Camara.
Durante a construção do Brasil Português, na Capitania de Pernambuco, a Igreja Católica dividia a administração do poder político e financeiro com a Coroa Portuguesa. Neste período, Recife se tornou a terceira maior Diocese do Brasil e os documentos que descrevem este e muitos outros momentos até o século XX foram reunidos pela Arquidiocese de Olinda e Recife no Arquivo Dom José Lamartine, no bairro da Várzea.
Serviço:
Arquivo Dom José Lamartine – Arquidiocese de Olinda e Recife
Av. Afonso Olindense, nº 1746, Várzea, Recife-PE
Mais informações:
Pe. Rinaldo Santos (Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura
Acácia Coutinho (Coordenadora do Arquivo Dom Lamartine)
Débora Mendes (Coordenadora técnica do Projeto)
Célia Salsa (Responsável pela Conservação Documental)
(Com informações de Daniel Vilarouca, assessor de Comunicação do Projeto/ fotos: Natuza Ferreira)