O bispo auxiliar de Olinda e Recife dom Josivaldo Bezerra participa, pela primeira vez, da Via Sacra promovida pela AMA. Ele preside missa ao final da caminhada, na Basílica de Nossa Senhora da Penha.
A Via Sacra da Fraternidade chega à sua 26ª edição na Quarta-feira Santa, 16 de abril. A concentração está marcada para as 6h, no Pátio de São Pedro, onde pessoas de todas as idades se reunirão em oração e cantos. A caminhada tem início às 9h, seguindo pelas principais ruas do comércio do centro do Recife, em um trajeto que revive os últimos passos de Jesus em direção ao Calvário.
As fachadas de lojas e escritórios serão os palcos para as 14 estações que compõem o caminho da cruz, numa representação simbólica do percurso feito por Jesus pelas ruas de Jerusalém.
Promovida pela AMA – Associação Missionária Amanhecer –, a Via Sacra integra oficialmente a programação da Semana Santa da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) e traz, neste ano, a temática da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Ecologia Integral. O encerramento acontece na Basílica da Penha, com missa às 11h, presidida por Dom Josivaldo Bezerra, bispo auxiliar da AOR.
A longa e pesada cruz
Durante a procissão, homens, mulheres, jovens, mães e idosos – muitos ligados à AMA – irão se revezar no carregamento de uma cruz de madeira rústica, com mais de 100 quilos. O gesto é carregado de simbolismo: representa fé, penitência e união. “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me” (Lc 9,23). Em cada estação, haverá momentos de oração e reflexão, despertando nos participantes a consciência sobre a importância do cuidado com a natureza e da construção de relações mais fraternas entre as pessoas.
Como gesto concreto de solidariedade, será feita a coleta de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Abrigo São Francisco de Assis, no Cabo de Santo Agostinho (PE).
Para o fundador e coordenador geral da AMA, padre João Carlos, a Via Sacra da Fraternidade é uma manifestação viva do espírito da Semana Santa. “Mais do que recordar o Calvário de Jesus, carregar a cruz é assumir o compromisso de proteger a criação, despertar consciências e cultivar relações fraternas. Neste ano, com o tema da Campanha da Fraternidade voltado à ecologia integral, esse gesto se amplia ainda mais: é fé com responsabilidade, é amor que transforma o mundo”, destaca o sacerdote da Congregação Salesiana.
SERVIÇO
O quê: 26ª Via Sacra da Fraternidade
Quando: Quarta-feira Santa – 16 de abril de 2024
Onde: Centro do Recife
Horário:
Concentração: 6h – Pátio de São Pedro
Início da caminhada: 9h
Missa de encerramento: 11h – Basílica da Penha, presidida por Dom Josivaldo Bezerra
Observação: Durante o evento, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para doação ao Abrigo São Francisco de Assis.
Fonte: Ascom AMA