A espera acabou! A partir deste domingo, 31 de maio, a gigante e tradicional Rádio Olinda de Pernambuco, que faz parte da Arquidiocese de Olinda e Recife, começa a operar na FM (Frequência Modulada). O lançamento oficial será feito pelo arcebispo, dom Fernando Saburido, na Solenidade de Pentecostes, às 15h, já sendo possível ouvir a nova frequência neste horário. Os ouvintes poderão sintonizar a única emissora de rádio com toda a programação voltada para o público católico, na frequência 105,3 FM.

“Costumamos chamar a Rádio Olinda de Rádio da Família, por isso acredito que a minha alegria nesse momento será partilhada com toda a família da Arquidiocese: fiéis, clero, pastorais e movimentos que têm nesta rádio tão especial um caminho para viver o Evangelho”, comentou o arcebispo. “A migração para FM vem de um esforço conjunto, já de muito tempo, de pessoas comprometidas com o Evangelho, com o povo da Arquidiocese, com a Igreja, e meu coração guarda cada nome com gratidão por essa conquista”, comentou.

Em março, a arquidiocese havia anunciado a inauguração da nova frequência naquele mês, após assinatura da autorização expedida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), em Brasília. Com a pandemia do novo coronavírus, no entanto, a estreia teve que ser adiada devido à paralisação temporária dos trabalhadores técnicos e empresas responsáveis pelo envio de material e instalação dos transmissores. Mesmo em fase difícil, a Rádio Olinda continuou trabalhando e, como muito esforço e fidelidade aos seus ouvintes, escreve mais um capítulo na sua história e na comunicação pernambucana.

“A solenidade de Pentecostes deste domingo vem com sabor de vitória, com a inauguração do canal de FM 105,3 para a nossa querida Rádio Olinda”, comentou o jornalista Ivanildo Silva, diretor de programação da emissora. “Teremos às 15h as palavras de abertura de nosso arcebispo dom Fernando Saburido e do diretor executivo da Rádio, monsenhor Luciano Brito, e em seguida faremos a transmissão da Live de Pentecostes com a participação dos padres e também da celebração da Santa Missa, tudo isso no encerramento do mês mariano”, disse sem conter o entusiasmo.

Além do ganho em alcance, a migração para a frequência FM permite a redução de custos e um salto de qualidade nas transmissões a partir da modernização dos equipamentos. “Damos graças a Deus por tudo isso e desejamos que a Rádio Olinda cumpra cada vez mais sua missão de ser um instrumento de evangelização através dos meios de comunicação social”, disse o arcebispo na época.

São mais de 70 anos de história, sendo uma das mais antigas e tradicionais emissoras de rádio AM de Pernambuco. Conserva em seus arquivos alguns trabalhos históricos da região – entre eles, material do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Helder Câmara, que esteve à frente da emissora por longos anos.

Grandes nomes do rádio pernambucano já passaram pela Rádio Olinda. Samir Abou Hana, Gino César, Luciano Duarte, Jorge Soares, Edvaldo Moraes, Aderval Barros, Ciro Bezerra e muitos outros nomes conhecidos da comunicação pernambucana já estiveram na Rádio da Família, que agora entra em nova fase de sua trajetória.

Rádio Olinda FM 105,3
Hoje, os quatro milhões de habitantes da Arquidiocese contam com a Rádio Olinda como única emissora de programação musical, jornalística, de serviços e de entretenimento com valores fundamentados na fé católica. A expectativa, agora, é que a Rádio Olinda cresça no alcance e na evangelização, contribuindo significativamente por meio da comunicação radiofônica, priorizando em sua grade de programação os projetos que sempre foram importantes na Igreja de Olinda e Recife, como os pobres, a juventude e a família.

A partir deste domingo, dia 31 de maio, às 15h, participe da história da radiodifusão em Pernambuco e sintonize na na única rádio 100% católica de Pernambuco: a Rádio Olinda 105,3 FM.

Com informações da Rádio Olinda e do site www.catholicoonline.com.br