Com as medidas preventivas adotadas para barrar a contaminação por coronavírus, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife, receberá um número reduzido de fiéis para a festa da padroeira do Recife, no próximo dia 16 (quinta-feira). Mas os fiéis que não conseguirem ir à Basílica poderão acompanhar a missa das 9 horas da manhã pela Rede Vida de Televisão (canal 51.1 na TV aberta). A celebração, que será exibida ao vivo para todo o Brasil, será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

“Mesmo sem a multidão de todos os anos, Nossa Senhora se alegra com a festa no coração de cada um”, comentou o arcebispo. “Este ano, excepcionalmente, queremos reforçar que o valor da festa está nas orações, no amor que os devotos têm pela padroeira, seja dentro da igreja ou acompanhando a missa de casa, pela televisão ou pelas redes sociais”.

Desde 6 de julho, a Basílica do Carmo recebe apenas os fiéis que se inscreveram por whatsapp para missas e novenário. Uma forma de controlar o número de pessoas no local, todas de máscara e usando álcool em gel, como orientam os órgãos de saúde. Nas seis missas diárias, celebrantes e ministros levam Jesus Eucarístico até os fiéis, sem filas, dentro da igreja ou no claustro.

No 16 de julho, dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo, os horários das Santas Missas precisaram ser ajustados – estão diferentes do que foi divulgado no início da festa. Assim, no na quinta-feira (16) as primeiras celebrações vão ocorrer às 5h e 7h. A Missa Solene de Encerramento vai ser celebrada às 9h. Mais duas missas serão celebradas, às 12h e 15h.

Pascom AOR