PASCOM SÃO PIO X

Matriz-de-São-Pio-X_Tiago-Cabral-1Esta sexta-feira, 21 de agosto, foi o dia dedicado a São Pio X, um papa que chamou atenção pela sua modéstia e pobreza e que realizou importantes reformas dentro da Igreja Católica. A Memória Litúrgica do santo foi celebrada, às 19h, na Paróquia de São Pio X, em Camaragibe, que também está comemorando 30 anos de fundação. As festividades em homenagem a São Pio X começaram no último dia 14 e seguirão até domingo, 23 de agosto. Neste sábado (22), às 19h, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, irá presidir a celebração do encerramento da novena.

Formada por 14 comunidades, a Paróquia de São Pio X também está comemorando, em 2015, os seus 30 anos de fundação.Este ano, a festa, que deverá reunir dez mil pessoas durante seus dez dias,está celebrando o tema: “A exemplo de São Pio X, queremos buscar em Cristo a alegria plena, para melhor amar e servir aos irmãos”. Já o lema será inspirado no Evangelho de São João (Jo 15, 11-12): “Para que a minha alegria esteja em vós, e para que a vossa alegria seja plena, este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.

Segundo o Administrador Paroquial da Paróquia de São Pio X, Pe. Carlos Fred Ferreira, o amor concreto de Deus por nós e o serviço serão os pilares da festa deste ano. “A nossa resposta concreta a esse amor de Deus é servir a Ele, nas pessoas dos irmãos. E isso tudo com a alegria de quem conhece o Evangelho e o amor de Deus e, conhecendo esse amor, busca vivê-lo em sua vida concretamente”, explica.

O dia da festa, domingo, 23 de agosto, contará com três celebrações. A última delas, às 17h, será presidida pelo Administrador Paroquial da Paróquia de São Pio X, Pe. Carlos Fred. Após a missa, haverá uma procissão de encerramento, que percorrerá as ruas do Centro de Camaragibe. Em 2014, mais de quatro mil pessoas participaram desse momento de fé.

SÃO PIO X –José Sarto nasceu em 1835, em Treviso, no norte da Itália e, desde criança, manifestou seu desejo em ser padre. Foi eleito papa em 1903 e escolheu para si o nome de Pio X. No Vaticano, José Sarto viveu uma vida de simplicidade, modéstia e pobreza, tendo como lema “restaurar todas as coisas em Cristo”. Como Papa, realizou importantes reformas na liturgia, favoreceu a comunhão diária e a comunhão das crianças. Morreu no dia 20 de agosto de 1914, aos 79 anos, e foi canonizado em 1954.

RELÍQUIA –Em 2010, ao completar 25 anos, a Paróquia de São Pio X ganhou um presente ímpar: uma relíquia autêntica do seu padroeiro. A relíquia, parte do osso do santo, foi entregue por Dom Jorge Tobias, Bispo Emérito da Diocese de Nazaré, ao padre Josemar Lima, então responsável pela paróquia. A autenticidade da peça é garantida em um documento assinado, em 1995, por Dom Paolo Magnani, atual bispo-emérito da cidade italiana de Treviso, onde nasceu São Pio X.