No dia 21 de junho é celebrada a memória de São Luiz Gonzaga, padroeiro dos seminaristas e protetor dos jovens e dos estudantes. A data é lembrada com celebração eucarística nos dois seminários da Arquidiocese de Olinda e Recife que preparam os jovens para o ministério sacerdotal: o Propedêutico, em Igarassu, e o Seminário Maior, na Várzea. A permanência no seminário é tempo de acolhimento e amadurecimento da vocação, de escuta do chamado de Deus, tempo de reflexão e oração para um correto discernimento.

O Seminário Propedêutico fica no Convento de Santo Antônio e é responsável pela formação de 17 jovens. Eles fazem um curso pré-vestibular e uma preparação para a vida seminarística, com duração de um ano, sob o acompanhamento do reitor do Seminário, padre Josivan Bezerra. “O Propedêutico é muito importante porque recebe os jovens de suas famílias e de suas comunidades e dá essa preparação inicial, para que possam estar mais adequadamente preparados para as exigências do Seminário Maior”, disse o reitor, “mas também por ser o início de um seguimento mais estreito de Jesus Cristo”.

Turma 2019 do Seminário Propedêutico

Essa exigência a que o padre Josivan se refere está na intensidade e no aprofundamento dos estudos, que requerem maior maturidade dos seminaristas. No Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, a formação dura cerca de sete anos: os candidatos ao sacerdócio cursam três anos de Filosofia e quatro anos de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco, cumprindo, em seguida, estágio pastoral em paróquias da Arquidiocese. Atualmente, 73 jovens estão no Seminário Maior, que tem como reitor o padre João Bosco Costa Lima. Os seminaristas investem na formação e no serviço para realizar o sonho da ordenação sacerdotal, que passa por mais uma etapa: a ordenação diaconal. Quando a Igreja celebrou o glorioso Santo Antônio, em 13 de junho passado, três seminaristas foram ordenados diáconos em celebração presidida por dom Fernando Saburido na Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda: João Batista, Veridiano e Rubens.

Turma de Filosofia do Seminário Maior Nossa Senhora da Graça
Turma de Teologia do Seminário Maior Nossa senhora da Graça

Hoje, para comemorar o Dia do Seminarista, como de costume, dom Fernando Saburido enviou uma mensagem aos reitores dos dois seminários da Arquidiocese e a seus alunos. No texto, o arcebispo lembrou a seriedade da vida de São Luiz Gonzaga como exemplo para os seminaristas. A mensagem foi lida para os jovens – e está aqui reproduzida:

Mensagem de dom Fernando Saburido

Prezados Pe Bosco e Pe Josivan,

Hoje, memória de São Luiz Gonzaga, religioso jesuíta, patrono dos jovens e dos seminaristas, quero abraçar a cada um dos nossos queridos seminaristas, de Filosofia e Teologia e do Propedêutico.

Que a seriedade da vida desse jovem tão disponível para o serviço da Igreja, sobretudo junto aos enfermos, sem levar em conta os riscos da contaminação que o vitimou, sirva de motivação para os nossos amados seminarista, diante dos desafios pastorais dos tempos atuais, especialmente junto aos mais pobres e necessitados.

Deus os abençoe e os torne cada vez mais santos.

Fraterno abraço,

Dom Fernando