Warning: Undefined array key "file" in /home1/arquidioceseolin/public_html/wp-includes/media.php on line 1763

Deprecated: preg_match(): Passing null to parameter #2 ($subject) of type string is deprecated in /home1/arquidioceseolin/public_html/wp-includes/media.php on line 1763

Warning: Undefined array key "file" in /home1/arquidioceseolin/public_html/wp-includes/media.php on line 1763

Deprecated: preg_match(): Passing null to parameter #2 ($subject) of type string is deprecated in /home1/arquidioceseolin/public_html/wp-includes/media.php on line 1763

A festa em honra de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife, começa neste sábado (31/08), e segue até o dia 8 de setembro, no bairro de Maranguape 2. A programação terá missas, setenário, romarias, carreata, procissões, além de apresentações culturais. Os festejos chegam à 405ª edição.

Inspirada pela música “Maria, Mãe dos Caminhantes”, a festividade convida os devotos a reverem seus passos e seguirem como peregrinos da jornada rumo aos céus. O novo pároco, padre André Canuto, comanda a festa pela primeira vez. O sacerdote ressalta que os dias de celebração serão uma oportunidade de rogar a intercessão e demonstrar o amor e a devoção à Mãe de Deus. “Nestes dias em que Paulista se reveste do manto sagrado de sua imperatriz e excelsa padroeira, iremos fazer a experiência de Deus e, juntos, suplicar pela intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres as copiosas bênçãos dos céus”, frisou.

As homenagens a Nossa Senhora dos Prazeres iniciam neste sábado (31). Os devotos se reúnem às 7h para o Ofício de Nossa Senhora e missas dos enfermos. O momento mais aguardado do dia é a carreata que sairá às 18h da Igreja Matriz de Santa Clara, no bairro de Jardim Paulista. A comunidade é a madrinha da bandeira. Os veículos vão até a Avenida B, em Maranguape 2, e de lá o cortejo seguirá a pé até o Santuário das Alegrias, como carinhosamente é chamada a igreja matriz da padroeira do município. Na igreja, os devotos serão acolhidos para participar da missa de abertura.

As atividades culturais serão realizadas na frente do templo. Destinada a toda família, esta opção de lazer terá espaço gourmet e palco para as atrações musicais. A entrada será gratuita.

Dezenas de voluntários estão envolvidos na organização da festa, que contará com a presença de padres convidados. Os sacerdotes presidirão as 14 missas e o Setenário das Alegrias – sete dias de reflexão e oração sobre as alegrias de Maria. Este rito será celebrado entre os dias 1º e 7 de setembro.

O ofício e as celebrações Eucarísticas ocorrem de segunda a sexta às 7h e 16h, respectivamente. Com exceção do dia 4 de setembro, data em que se comemora os 89 anos de Emancipação Política do município, quando os horários mudam para as 9h e 10h. No domingo, 1º, haverá missa às 8h30 dedicada às mães e às 15h, uma cerimônia especial para as crianças.

Romarias

Entre os dias 2 e 7 de setembro, a alegria da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres ocupará as principais vias da cidade do Paulista. Nesse período, membros de pastorais e movimentos da Igreja realizarão romarias, saindo do início da Avenida A, em Maranguape 2, às 18h30, e seguindo até o santuário.

O ponto alto dessa manifestação pública de fé será no dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, quando acontecerá a 4ª Romaria das Alegrias. O evento reunirá na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, na Vila Torres Galvão, fiéis das 11 paróquias do Vicariato Paulista, que inclui as comunidades da cidade e de Abreu e Lima. De lá, a partir das 16h, os devotos seguirão louvando e rezando por cerca de 4,5 quilômetros até Maranguape 2, encerrando a caminhada com o Setenário das Alegrias.

Dia Solene

O segundo domingo de setembro é dedicado à padroeira do município. Nesse último dia da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a programação principia às 7h com o Ofício de Nossa Senhora e celebrações às 8h30 e 11h.

A missa de encerramento começa às 16h e, logo após, os devotos concluem o período festivo seguindo a procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas principais ruas e avenidas do bairro de Maranguape 2. 

Milagres

As graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres são as mais variadas. Entretanto, os milagres relacionados ao desejo de ser mãe e dificuldades na gestação e parto são os mais comuns. É uma tradição os devotos levarem lírios e depositar aos pés da imagem milagrosa em gratidão pelos pedidos alcançados.

História e devoção

A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres tem origem em Portugal. Antes do Paulista existir como município, no ano de 1619, o bispo da Diocese de São Salvador da Bahia criou a vigararia de Maranguape. O rei de Portugal dom João IV, nomeou como vigário Dom Manoel Rodrigues Neto, que posteriormente exerceu a função de Cura da Catedral de Olinda.

Dois fatos importantes ligam a devoção e paróquia à história do estado e do país: A Batalha dos Guararapes e a Revolução Pernambucana de 1817.

Em 1659, o capitão João Fernandes Vieira mandou edificar uma capela de invocação a Nossa Senhora dos Prazeres, a casa paroquial e sua moradia, nos Montes Maranguapes. Ele acreditava que a vitória na Batalha dos Guararapes se deu graças à intercessão da Mãe de Deus, que teria aparecido aos combatentes e transformado pedras em balas para ajudar os pernambucanos. A antiga matriz sofreu dois incêndios criminosos na década de 1950 e está em ruínas. Ela fica localizada no Sítio Histórico de Nossa Senhora dos Prazeres, dentro da Reserva Ecológica Mata do Janga.

A Revolução Pernambucana, que tornou Pernambuco país, teve entre seus líderes e mentores o padre João Ribeiro. O sacerdote era pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres. Ele é o autor da bandeira do movimento emancipacionista, que em 1917 foi oficializada como símbolo maior do estado pelo governador Manoel Borba.

Setenário e Festa de Nossa Senhora dos Prazeres
Local:
Santuário das Alegrias – Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres
Rua Noventa e quatro, nº 38 – Maranguape 2 – Paulista
Data: 31/8 a 8/9
Informações: 8198632.1643 / @pascomprazeres_

Programação

31/08 – Sábado – Abertura da Festa
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h: Missa dos enfermos
18h: Carreata da Bandeira saindo da Igreja Matriz de Santa Clara, em Jardim Paulista. Chegando na Avenida B, a bandeira segue em procissão com o povo de Deus. Em seguida, Santa Missa

1/9 – Domingo
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h30: Santa Missa dedicada às mães
15h: Missa das Crianças
19h: Setenário das Alegrias

2/9 – Segunda-Feira
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
16h: Santa Missa
18h30: Romaria do Terço dos Homens
19h30: Setenário das Alegrias

3/9 – Terça-feira
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
16h: Santa Missa
18h30: Romaria das Famílias e da Ação Sociotransformadora
19h30: Setenário das Alegrias

4/9 – Quarta-feira – Aniversário de 89 anos do Município do Paulista
9h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
10h: Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário da emancipação do Município do Paulista
16h: Santa Missa
18h30: Romaria da Renovação Carismática Católica (RCC)
19h30: Setenário das Alegrias

5/9 – Quinta-Feira
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
16h: Santa Missa
18h30: Romaria da Juventude e Movimentos
19h30: Setenário das Alegrias

6/9 – Sexta-feira
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
16h: Santa Missa
18h30: Romaria do Apostolado da Oração e Jesus das Santas Chagas
19h30: Setenário das Alegrias

7/9 – Sábado – Vésperas da Solenidade de Nossa Senhora dos Prazeres
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h: Santa Missa pela Pátria
16h: 4ª Romaria das Alegrias / Romaria do Vicariato Paulista, saindo da Igreja Matriz de São Francisco na Vila Torres Galvão. Ao chegar no Santuário das Alegrias, Setenário de Nossa Senhora

8/9 – Domingo – Solenidade de nossa Senhora dos Prazeres
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h30: Santa Missa Solene
11h: Missa
16h: Santa Missa Solene de Encerramento da Festa. Em seguida, procissão com a imagem milagrosa de Nossa Senhora dos Prazeres