A Comissão para a Comunicação Social (Cepac) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de Manaus e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), estão unindo esforços para a realização do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento ocorre em Manaus de 25 a 28 de setembro de 2025 e tem  como tema central “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”.

Agexcom: parceria inovadora

Uma das novidades desta edição é a parceria com a Agência Experimental de Comunicação (Agexcom), agência-escola vinculada ao Curso de Relações Públicas da UFAM, que se une à equipe de comunicadores voluntários que já vem realizando a comunicação do 14º Muticom.

“O envolvimento da Agexcom no Muticom vai proporcionar aos alunos uma experiência prática valiosa, permitindo a aplicação de conhecimentos de produção de conteúdos, gestão de mídias sociais, elaboração de roteiros, cobertura de evento e muito mais”, afirma Jonas da Silva Gomes Júnior, coordenador da Agexcom.

“Os alunos terão a oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos na sala de aula, trabalhar em equipe e colaborar com a geração de ideias criativas. Essa vivência no Muticom irá fortalecer o aprendizado acadêmico e preparar nossos alunos ainda mais para os desafios do mercado profissional. Será uma grande experiência de aprendizagem para todos!”, ressalta Jonas.

Ecologia Integral e a “Casa Comum”

Segundo dom Edilson Soares Nobre, bispo da Diocese de Oeiras (PI) e membro da Cepac-CNBB, a parceria entre as instituições, nesse contexto, é fundamental, unindo a expertise da universidade e a força mobilizadora da Igreja Católica para debater a temática, indicar caminhos, promover a partilha de experiências exitosas e proporcionar uma imersão profunda aos participantes.

“Diante da emergência climática que exige ação imediata, o 14º Muticom sobressai como um espaço imprescindível de diálogo e reflexão sobre o papel da comunicação no debate pela Ecologia Integral, a qual abrange as dimensões ambiental, social, econômica, cultural e espiritual no cuidado com a ‘Casa Comum’”, ressalta dom Edilson.

A ideia de “Casa Comum” remete à compreensão de que a Terra é um lar compartilhado por toda a humanidade, onde todos têm responsabilidades e direitos.

Essa noção pode ser encontrada em diversas culturas e tradições em debates sobre meio ambiente e a justiça socioambiental. E que ganhou popularidade com o Papa Francisco, ao adotar o termo “Casa Comum”, trouxe uma nova dimensão ao conceito, conectando-o com a ecologia integral e com a necessidade de um cuidado abrangente com o planeta e com as pessoas.

Sua encíclica Laudato Si’ popularizou a expressão e a tornou central no debate sobre a crise ambiental e a necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento.

“A Terra é vista como a ‘Casa Comum’ da humanidade, e todos são chamados a cuidar dela. O evento, portanto, se configura como um marco na busca por soluções urgentes e eficazes para os desafios climáticos que se impõem ao nosso tempo”, diz o bispo.

Comunicação e diálogo

No último dia 5 de fevereiro, a assessoria da Cepac-CNBB, o coordenador da Agexcom e voluntários da Agência se reuniram para um primeiro diálogo para ver por onde iniciar o trabalho conjunto.

Foi partilhada a proposta de programação, ainda em construção, assim como o caminho metodológico que vem sendo construído com um grupo de professores de diversas universidades e faculdades.

A Agexcom, nesse primeiro momento, iniciará sua contribuição na estratégia de comunicação, estabelecendo diálogo com estudantes e pesquisadores da área de comunicação.

Uma vez que no Muticom haverá apresentação de pesquisas na área de comunicação e ecologia integral diante da emergência climática que vivemos.

“O Muticom já é um evento extremamente consolidado em território nacional e superimportante na área de comunicação; desse modo, a experiência de não apenas participar, mas contribuir com a execução do evento me possibilita fazer uma troca de conhecimento extremamente favorável para meu crescimento profissional; além disso, procuro auxiliar e ajudar na cobertura e captação do evento junto da Agexcom, fazendo eu me aprimorar mais ainda nas áreas que me identifico”, enfatiza Yure Peter Mendes Pauk, estudante de Design da UFAM e voluntário da Agexcom.

“Participar do 14º Muticom, que acorre em Manaus, mas reúne estudantes, profissionais e representantes de pastorais e agentes sociais de todo o Brasil, significa para mim uma oportunidade de aprender novas perspectivas sobre a comunicação, tanto em termos técnicos quanto na forma de abordar desafios reais, além de entender quais são as tendências que estão movimentando o cenário profissional e acadêmico em diferentes regiões do país. Também vejo o mutirão como uma experiência para compartilhar aprendizados práticos que já adquiri e trabalhar em equipe em um ambiente colaborativo e interdisciplinar”, comenta Maria Eduarda Florentino de Barros Padilha, estudante de Relações Públicas da UFAM e voluntária da Agexcom.

O que é o Muticom?

Mutirão Brasileiro de Comunicação, um evento da Igreja Católica no Brasil que reúne comunicadores, agentes de pastoral e social, estudantes e professores de comunicação para debater temas relevantes sobre comunicação e sociedade.

O evento é promovido pela Comissão Episcopal para a Comunicação Social Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepac-CNBB) e ocorre a cada dois anos em diferentes regiões do país.

O Muticom tem como objetivo promover a formação, a reflexão e o intercâmbio de experiências entre os participantes, além de discutir o papel da comunicação na sociedade e na Igreja. O evento conta com painéis, mesas redondas, oficinas, workshops, mostras de trabalhos, atividades culturais e exposições.

Mais informações: muticom.com.br

Fonte: CNBB