Pelo 24º ano, a Associação Missionária Amanhecer (AMA) promove a Via Sacra da Fraternidade. O evento será nesta quarta-feira Santa, 5 de abril de 2023, no centro da cidade do Recife e tem como objetivo conscientizar a população sobre a Campanha da Fraternidade, que este ano reflete o cenário de fome que atinge, atualmente, 33 milhões de brasileiros.
A concentração terá início às 7h, no Pátio de São Pedro, com cantos e orações. Em seguida, às 8h, tem início a caminhada pelas ruas do centro da cidade, que chegará à Basílica do Carmo por volta das 10h30, com os participantes unindo-se a outros fiéis para uma missa, às 11h, na Basílica do Carmo. Como todos os anos, a missa será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, concelebrada pelo padre salesiano João Carlos Ribeiro, que organiza a Via Sacra, e pela comunidade carmelitana da Basílica.
Durante o percurso, haverá 14 estações em frente às igrejas ou lojas, com momentos de oração, leitura bíblica e depoimentos sobre a Paixão de Cristo e a conexão com o sofrimento de uma grande parcela da população. Uma cruz de madeira, que pesa 100 quilos, será conduzida nos ombros de diversos grupos, como desempregados, viúvas, estudantes, pessoas atingidas pela violência urbana e moradores de rua.
Atrelado à Campanha da Fraternidade, que este ano traz o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, o evento contará com uma coleta de alimentos na concentração, que será destinada ao Instituto de Assistência Social Dom Campelo, um centro de atendimento a crianças e adolescentes na comunidade do Bode, no Pina, gerido pelas Irmãs Medianeiras da Paz.
A Via Sacra é uma prática de piedade cristã, recomendada na Quaresma, particularmente na Semana Santa. O evento é aberto ao público e tem como objetivo proporcionar um momento de reflexão e solidariedade para toda a comunidade do Recife.
Fonte: Divulgação AMA