O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, deu posse nesta semana a vigários episcopais de dois vicariatos da Arquidiocese: no dia 13 de fevereiro, o padre Gilson Barbosa assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo e o Vicariato Jardim São Paulo; no dia 16 de fevereiro, o padre Veridiano Quirino assumiu a Paróquia São José Operário e o Vicariato Cabo.

Padre Veridiano Quirino é o novo Vigário Episcopal do Cabo

Ainda que os paroquianos sintam a saída dos antigos párocos, entende-se que os presbíteros devem obediência ao bispo e precisam exercer seu ofício aonde forem enviados, com o objetivo de multiplicarem seus dons em outras comunidades. Por isso, foram preparadas despedidas nas paróquias, repletas, basicamente, do sentimento de gratidão dos fiéis. E, claro, a chegada dos novos párocos e vigários foram celebradas com alegria, contando com a celebração de missa em ação de graças, durante a qual os vigários foram empossados. Um rito específico é seguido para a posse: a profissão de fé e o juramento de fidelidade diante do arcebispo, a entrega do Evangelho e da estola roxa; a entrega da chave da igreja e do sacrário.

Padre Gilson Barbosa é o novo Vigário Episcopal de Jardim São Paulo

No dia 13, o padre Gilson Barbosa foi recebido com alegria pelos paroquianos de São Paulo Apóstolo, que lotaram a igreja com representantes das pastorais, movimentos e grupos da paróquia. Padre Gilson substitui o padre João Carlos Magalhães, que foi experimentar a vivência de um ano sabático na Paraíba. Uma caravana da Paróquia de São José Operário, do Cabo, de onde o padre Gilson era pároco, estava presente em apoio à nova missão no Recife, que inclui educar, governar e santificar os filhos de Deus das 11 paróquias do novo Vicariato.

Com a saída do padre Gilson do Cabo, dom Paulo Jackson designou o padre Veridiano Quirino para a paróquia São José Operário. Na posse, no dia 16, a igreja ficou também lotada de fiéis para a celebração eucarística. O padre Veridiano vem de uma experiência de cinco anos na Paróquia Santa Teresinha, em Frexeiras, distrito do município de Escada, e agora vai ser responsável pelas 16 paróquias que fazem parte do Vicariato Cabo.

Em todas as missas de despedida e acolhida, os fiéis prepararam homenagens, discursos e presentes para demonstrarem amor e respeito ao sacerdote. A frase de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, foi lembrada nas missas: “O sacerdote é o amor do coração de Jesus”.

Pascom AOR

Veja a galeria de imagens da posse em Jardim São Paulo (13/02/25), que está seguida da posse no Cabo de Santo Agostinho:

Veja a galeria de imagens da posse no Cabo de Santo Agostinho (16/02/25):