No ano do 18º Congresso Eucarístico Nacional, novos ministros da Sagrada Comunhão estão sendo instituídos nos 13 Vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife. Até o início do Congresso, mais de mil novos ministros estarão servindo na missão de distribuir a Comunhão nas missas ou levar a Comunhão para idosos e doentes que estão impossibilitados de ir às celebrações na igreja.

Nos Vicariatos, também ministros extraordinários da Palavra e das Exéquias foram instituídos, para atuarem na impossibilidade da presença dos presbíteros nas celebrações nas comunidades e nos sepultamentos dos fiéis católicos.

Neste domingo (21/08), dom Fernando Saburido presidiu missa na qual foram instituídos os ministros extraordinários do Vicariato Igarassu: 154 da Comunhão, 24 das Exéquias e 26 da Palavra, todos vindos das paróquias do Vicariato. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na igreja matriz da Paróquia de São Cosme e São Damião, no sítio histórico de Igarassu, e concelebrada pelos párocos das sete paróquias localizadas no território vicarial.

Para o arcebispo, a investidura de tantos ministros extraordinários é motivo de renovação para paróquias e comunidades. “Vamos rezar por eles, para que sejam fiéis e perseverantes”, disse dom Fernando. “Que, com a ajuda deles, possamos incrementar ainda mais a nossa ação pastoral, sobretudo uma ação voltada para os doentes, pois essa é a ação principal dos ministros”.

Segundo o vigário episcopal de Igarassu, monsenhor Josivan Sales, que é também pároco de São Cosme e São Damião, os ministros servirão em suas paróquias de origem durante quatro anos. Eles se prepararam em nove encontros, com palestras realizadas no convento de Santo Antônio, próximo à matriz.

“O ministério é justamente para servir e são serviços muito importantes na Igreja: levar a Comunhão, celebrar a Palavra no domingo na ausência do presbítero, visitar os enfermos, ajudar no enterro dos mortos”, explicou. “São obras de misericórdia, obras de caridade, obras que constroem a Igreja, por isso acredito que esses ministros instituídos hoje farão um bem enorme às paróquias do Vicariato, e por assim dizer, às pessoas da Igreja nessa área do Vicariato Igarassu”, concluiu o vigário episcopal.

Ao final da missa, os fiéis rezaram uma Ave Maria pelo ministério de dom Fernando, que no dia anterior comemorou 22 anos de sagração episcopal. No ano jubilar de 2000, foi nomeado pelo Papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. Em 2005, foi nomeado bispo de Sobral, no Ceará. E em 2009, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife.

Pascom AOR