Como parte do planejamento da Arquidiocese de Olinda e Recife, ocorremas Visitas Pastorais. Lideradas pela presidência da Comissão Arquidiocesana de Pastorais, as visitas promovem o encontro do arcebispo com os fiéis, assim como o pastor encontra seu rebanho.
O objetivo das visitas é aproximar o pastor de seu rebanho, animando a atividade pastoral nas paróquias por meio do conhecimento das dificuldades e sugestão de soluções.
O arcebispo visita as paróquias da Arquidiocese, sem limitar-se à igreja matriz – ele percorre as comunidades e suas capelas, interagindo, conversando e atendendo o povo de Deus. É comum que o arcebispo comente com os fiéis, nessas oportunidades, que a visita pastoral é uma das melhores tarefas de seu arcebispado, que lhe confere mais alegrias e satisfação.
A visita pastoral é uma característica da gestão atual da Arquidiocese, em consonância com a exortação do Papa Francisco de promover uma igreja “em saída”. Momentos diferentes são programados para que o arcebispo participe mais próxima e intensamente dos processos pastorais nas paróquias e comunidades: reuniões das CPP, visita às capelas, visitas a idosos e doentes, celebração de missas e outras atividades, sempre com a presença do administrador paroquial e do vigário episcopal.