O 3º Ano Vocacional do Brasil deseja promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. A iniciativa convida a todos a refletir e aprofundar o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.
O 3º Ano Vocacional do Brasil irá celebrar os 40 anos do primeiro Ano Vocacional que aconteceu em 1983 cujo lema foi “Vem e segue-me”; o segundo Ano aconteceu em 2003 cujo tema foi “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avançem para águas mais profundas”. Nesse ano de 2023, o Ano Vocacional traz como tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado no encontro de Lucas com os discípulos de Emaús.
O tema e o lema do Ano Vocacional foram definidos a partir de indicações provenientes dos vários organismos e comissões da CNBB envolvendo o povo de Deus. Foram considerados alguns critérios como a caminhada vocacional no país e seus eventos nacionais desde o primeiro ano vocacional realizado em 1983 e o contexto atual da Igreja neste caminho sinodal que estamos trilhando. Também foram levados em conta alguns aspectos da vida da sociedade marcada fortemente pela pandemida da Covid-19.
No processo de escolha do tema surgiram várias sugestões: manifestaram um anseio muito forte por uma igreja mais unida, mais sinodal, mais diaconal e próxima das pessoas. Desejava-se que este ano vocacional trate da vocação no seu sentido mais profundo e mais amplo no âmbito pessoal e comunitário.
Nas reflexões ficou evidente que a ocasião deveria promover com muita clareza a identidade das mais diversas vocações específicas da igreja, compreendida como um povo de vocacionados e vocacionadas, tendo o cuidado de superar tanto uma visão reducionista de vocação que seja excludente, uma visão clericalista, mas também evitar uma generalização que não impacta a pessoa, a quem na verdade Deus chama pelo nome. Vocação pessoal e igreja entendida como comunidade de vocacionados e vocacionadas são inseperáveis. Vocação pessoal e também a dimensão missionária do chamado.
O texto-base é fruto de um trabalho muito empenhativo e dedicado de várias pessoas que representam as Comissões da CNBB. Ele é dividido em três partes. Logo após a introdução nós temos a primeira parte que reflete sobre a vocação, todo o seu aspecto teológico, uma compreensão de que a vocação é ser chamado a ser povo de Deus, onde somos convidados a sermos discípulos missionários de Jesus, então trazemos referências do Concílio Vaticano II, da Conferência de Aparecida, textos inspirados no magistério do Papa Francisco.
A segunda parte é onde é refletida a dimensão bíblica, onde temos referências de vários textos do Evangelho para compreendermos que a vocação é dom, é graça. E na terceira parte iremos refletir sobre a dimensão missionária, onde o chamado de Deus nos coloca na perspectiva de caminharmos juntos, de estarmos unidos para fortalecer a esperança e, é claro, que o texto nos aponta desafios para promovermos a animação vocacional em nossas comunidades, dioceses ao longo desse ano.
Encontramos no texto-base do 3º Ano Vocacional como objetivo geral o desejo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias, na sociedade para que sejam ambientes favoráveis no despertar de todas as vocações, como graça e missão à serviço do Reino de Deus.
Temos como tarefa buscar o cultivo da sensibilidade vocacional que favoreça a compreensão de que toda pastoral é vocacional; toda formação é vocacional; toda espiritualidade é vocacional. São palavras que o Papa Francisco nos escreveu na Exortação Apostólica Christus Vivit, no número 254. Esse é o objetivo do Ano Vocacional: fazer com que todos nós possamos ser conscientes de que o chamado é para todos e todas.
As atividades pastorais que realizamos, toda formação, toda espiritualidade é profundamente vocacional, porque ser cristão significa ser vocacionado, ser chamado a amar a Deus, a seguir Jesus Cristo e a servir o povo de Deus.
As atividades que estão sendo programadas certamente vão acontecer à nível local. É importante termos essa consciência de que tudo aquilo que formos vivenciar no ano de 2023 vamos ser chamados a nos deixar inspirar pelo tema e pelo lema do Ano Vocacional.
É claro que existe uma preocupação e um pedido para que possamos intensificar à prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos seja no pessoal, familiar, comunitário. Nós temos como sugestão uma oração que foi feita especialmente para o 3º Ano Vocacional. Ela está disponível nas redes sociais, no site do Ano Vocacional.
Também temos o hino que foi composto especialmente para celebrarmos o 3º Ano Vocacional. É uma belíssima melodia e a letra é inspirada no Evangelho de São Lucas, no encontro de Jesus com os Discípulos de Emaús.
Temos diversos subsídios que estão sendo divulgados e comercializados pelas Edições CNBB, na qual as comunidades podem ter acesso, seja para celebrações litúrgicas, seja para encontros com os catequistas e catequizandos.
Que vocês possam estar em sintonia com toda essa grande iniciativa da Igreja no Brasil, onde todo mundo é chamado a fazer parte desse grande mutirão de oração e incentivo para que em cada paróquia, em cada diocese exista uma equipe de animação vocacional que envolva todas as lideranças, toda a comunidade. (Dom José Albuquerque, bispo auxiliar de Manaus e referencial do Serviço de Animação Vocacional/ Pastoral Vocacional)
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a Missa de Abertura do Ano Vocacional aconteceu na Catedral de Olinda, na manhã do domingo (20), presidida por dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano e contou com a participação do vigário episcopal para o vicariato pessoal dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, padre Carlos Fred, SCJ, também de representantes das várias ordens e congregações religiosas presentes em nossa Arquidiocese.
Conheça o site: https://anovocacional.cnbb.org.br/
Na página é possível, ainda, fazer o download da logo, spots e fotos, bem como do hino e da oração.
Redes sociais
Acesse o Instagram (@anovocacional) e o Facebook do Ano Vocacional (anovocacional) e tenha acesso aos cards para redes sociais, banners e informações.
Fonte: CNBB